Na sequência da descentralização de competências da administração central para as autarquias locais em matéria da Ação Social, o Município de Guimarães passou assim, a ser a entidade responsável pelo (SAASI). Este serviço destina-se a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo beneficiários/as de RSI, residentes em Ronfe, Brito, União de freguesias de Airão S. João, Airão Sta. Maria e Vermil e União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo. O SAASI tem como objetivos informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações adequadas a cada situação, apoiar em situações de vulnerabilidade social, prevenir situações de pobreza e exclusão social, assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social e mobilizar os recursos para uma progressiva autonomia pessoal, social e profissional.
São objetivos da Ação Social lntegrada desenvolver o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social lntegrado, o Rendimento Social de Inserção e a Emergência Social, de acordo com os princípios transversais e técnicos e com o modo de funcionamento inscritos no Regulamento Municipal da Ação Social lntegrada de Guimarães e no Regulamento Municipal para a Atribuição de Apoios a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade no âmbito do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social lntegrado de Guimarães.
A Unidade de Serviço Social contempla ainda a resposta de Cantina Social e o programa POAPMC.
POAPMC / FEAC
O Centro Social Paroquial de Ronfe obteve candidatura aprovada ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) para, enquanto entidade mediadora, realizar duas tipologias de ações:
1. Distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas previstas na alínea b) do nº 1 do artigo 49.º do Regulamento Específico do POAPMC, as quais têm que ser realizadas em cumprimento dos referenciais de quantidades mensais de cada um dos géneros alimentares para cada grupo etário, definidos pela Direção Geral de Saúde;
2. Ações de acompanhamento associadas à operação de distribuição de géneros alimentares, que permitam capacitar as famílias e/ou pessoas mais carenciadas na seleção dos géneros alimentares, na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar, nomeadamente através da realização de sessões de esclarecimento e ou de sensibilização/informação para os destinatários finais, de acordo com o nº 2 do artigo 49.º do Regulamento Específico do POAPMC.
Esta operação é apoiada financeiramente pela União Europeia através do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC).
Horário de funcionamento: 09h00 – 13h00 / 14h00 – 17h30
Coordenação da Unidade de Serviço Social:
📧 unidadeservicosocial@cspronfe.pt
☎️ 253 547 605 / 961 952 008