História da instituição

História

O Centro Social Paroquial de Ronfe (CSPR) foi fundado em abril de 1974, com estatutos aprovados pelo arcebispo de Braga, e iniciou formalmente as suas atividades em 1980. Desenvolve a sua atividade em diversas respostas sociais, com protocolos celebrados com a Segurança Social ao abrigo do estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Na década de 1980 iniciou as suas atividades com o apoio à infância, através da resposta social de Pré-Escolar e posteriormente alargou o seu âmbito para a Creche e Centro de Acolhimento de Tempos Livres (CATL). Na mudança do milénio, em maio de 2002, iniciou o apoio aos mais idosos, com a criação das respostas sociais de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Em 2005, abriu o Gabinete de Atendimento e Acompanhamento de Ação Social que desde janeiro de 2023, com o processo de descentralização de competências, passou para a gestão do Município de Guimarães, em parceria com o CSPR. A Instituição desenvolve a Ação Social Integrada que inclui o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI), o Rendimento Social de Inserção (RSI) e a Emergência Social, na sua área territorial de abrangência a CSIF OESTE, que abrange as freguesias de Ronfe; Brito; União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo e união de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil.

Foi a 5 de dezembro de 2011, que iniciou a construção do edifício sede do CSPR, com o objetivo de alargar a sua atividade na prestação de serviços aos mais idosos, através da criação de uma nova resposta social, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). A construção deste novo edifício só foi possível com o apoio dos programas POPH e ON2 e, particularmente, da população de Ronfe, que trabalhou arduamente para ajudar a cofinanciar esta obra.

Em janeiro de 2013, em parceria com o ISS, abraçamos mais um projeto no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais para o Programa de Emergência Alimentar, cujo objetivo é fornecer refeições gratuitas às pessoas mais necessitadas.

Foi a 13 de janeiro de 2015, que recebeu os seus primeiros utentes na resposta social de ERPI, mas foi a 27 de junho de 2015, que decorreu a inauguração oficial do edifício sede do CSPR pelo Sr. Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga e pelo Sr. Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares.

Como Instituição ligada à Igreja, o CSPR procura dar resposta às necessidades e anseios da comunidade. A sua história de sucesso tem sido fruto do grande envolvimento e cooperação com a comunidade.